domingo, 30 de agosto de 2015

Inspiração?! Descubra como se livrar do bloqueio criativo.

Talvez muitos de vocês já tenham passado por isso, principalmente se fazem o tipo "autor planejador", que tem basicamente a estrutura da história antes de começar a escrevê-la.
Com um novo projeto sendo mentalmente trabalhado, é normal que o autor tenha aqueles "picos" de inspiração, momentos em que o enredo vai surgindo no papel, a personalidade dos personagens tal como suas características físicas começam a se definir... Tudo é novo, bonito, mágico!...
E então o prólogo, primeiros capítulos... E lá no meio, algo nos freia. Algo nos diz que está ruim. Nos  desanima...
Desmotivação, auto-insatisfação. 'Ah, o maldito bloqueio criativo!
Como para colaborar conosco, nossa mente ainda martela: "Você está com um bloqueio", "Tudo o que escrever vai sair ruim", entre outras variantes.
A dica?!
DeSEnCana. A regrinha do DSEC que nunca falha!

  • A primeira, leva a todas as outras: D-e-s-e-n-c-a-n-a. Está tudo bem se demorar mais um pouco para postar, dessa vez, porque é melhor escrever de corpo e alma do que postar qualquer coisa, a troco de calar os que reclamam de hiatus. Você sabe, no fundo, quando faz capítulos melhores, e uma das coisas que mais desanimam é perceber que o nosso trabalho está perdendo a qualidade. Isso não significa que você deva parar de escrever, abandonar o seu livro, só escrever quando se sentir num daqueles "picos". Não mesmo! Você apenas segue a sua rotina normal, mas sem se pressionar. Se não estiver bom, reescreva até que esteja. Peça para alguém lhe dizer o que está ruim; uma opinião de fora sempre ajuda. Não deixe com que "estou com bloqueio" interfira no "caraca, isso ficou muito bom".
  • E o "S"? O "S" vem de "Sair". E o porque disso? Bem... a mente humana se habitua muito facilmente aos lugares, tornando-os logo rotineiros, monótonos. Dar voltas pela cidade, fazer serviços comunitários... Isso tudo ajuda, e não apenas quando estiver sem inspiração: é um ótimo descanso para a parte do nosso corpo que não relaxa nem mesmo durante o sono. Conheça novos ambientes, se livre da sua zona de conforto! 
  • Entenda a hora de parar. Assim como não é saudável ficar se martelando por precisar escrever e não conseguir, também não é saudável ficar escrevendo 24 horas por dia. Você precisa descansar, não é uma máquina. Converse com os amigos, ouça uma música, tome um banho demorado (mas não tão demorado, né, vamos amar a natureza). Eu sei o que pensa quando alguém te cobra muito frequentemente por um capítulo novo. "Eu tenho uma vida."                   Sim, você tem. Então vá viver! Pare de se isolar, que fazer o vampiresco não resulta em nada.
  • Crie novas possibilidades. Isso inclui fazer as coisas que você ama, sem que tenham ligação com o livro. Ou que tenham... 
Exemplos? Desenhe os personagens (mesmo que não saiba desenhar), edite imagens, faça um dreamcast do teu projeto... É sempre válido! Então vá, o faça e seja feliz.


Ajudei? Bem, espero que sim! Me digam nos comentários o que querem para a próxima postagem!

Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário